23/12/2011 - CATADORES DE RUA


Ontem, a presidente Dilma esteve em confraternização de Natal, em reunião com 700 pessoas em São Paulo, representantes de cooperativas de catadores de lixo e de moradores de rua. Segundo dados oficiais, há no Brasil 700 mil catadores de rua, sendo que somente 35 mil são organizados. Na verdade, foi um protesto contra a crescente violência sobre tais personagens. Declarou a presidente: “O importante é criar com os governadores um diálogo para impedir isso, pois o que está ocorrendo é uma limpeza humana nas grandes cidades deste País. Vamos ter que lutar muito em 2012 contra a violência que atinge moradores de rua. Sou a presidenta de todos os brasileiros, mas também dos pobres. O meu governo tem compromisso com os catadores e população de rua”. Destacou ainda que os 190 milhões de brasileiros precisam ter direitos iguais e acesso aos mesmos serviços prioritários como educação e saúde. Porém, não anunciou nenhum programa de apoio, recomendado que se use os atuais.

Nesta semana o IBGE divulgou 11,4 milhões de brasileiros vivendo em favelas. Tal número corresponde a 6% da população. Mais da metade de referidas comunidades carentes está concentrada na região Sudeste, sendo 23% em São Paulo e 19% no Rio de Janeiro. Porém, a situação das cidades brasileiras da outra metade não fica em situação melhor. Pelo contrário.

Os analfabetos até 24 anos são mais de 20 milhões, sem contar aqueles que são os analfabetos funcionais. Aqueles que não apresentam vontade de se alfabetizarem. Os dados sobre educação não permitem ao País ultrapassar a faixa de reprovação, com nota por volta de 4, na escala de zero a 10. A saúde é também reprovada. Cerca de 50% da população não tem rede de esgotos. A infra-estrutura do PAC está muito atrasada, decepcionante.

Em dado bem mais objetivo é de relembrar que os resultados do censo de 2010, divulgados recentemente, revelam que mais de 50% da população recebem menos do que o salário mínimo. Enfim, é grande o desafio que tem a presidente Dilma para deixar a sua marca, pela qual será lembrada no futuro. Depois de começar uma faxina contra a corrupção, parou no sexto ministro, colocando no colo o amigo Fernando Pimentel, do Ministério do Desenvolvimento e fazendo vista grossa para os escândalos de Mário Negromonte, Ministro das Cidades. Recuou também na reforma administrativa que declarou diminuir o governo à metade. Não a fará, para garantir a aliança com os partidos, segundo seus interlocutores mais próximos. Relembrando, Fernando Henrique Cardoso já é conhecido como aquele que debelou a inflação, privatizou grande parte da economia e promoveu choque de competitividade ente as empresas. Lula simboliza a inclusão social, a emancipação das contas externas e recuperou a auto-estima brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS