SELIC AINDA MENOR DO QUE A INFLAÇÃO


A SELIC de 9,25%, aprovada na reunião de ontem do Comitê de Política Monetária do Banco Central ainda é menor do que a taxa inflacionária de 12 meses, estimada em 10,75% anuais. Mas, o comunicado AA imprensa da decisão, indica que, na reunião de fevereiro de 2020, a SELIC poderá ter mais uma elevação de 1,5% da taxa básica de juros, indo para 10,75% ao ano. Isto é, procurando igualar-se á inflação atual, de doze meses. O fato é que a taxa SELIC bateu no ano passado o menor nível de sua história, chegando a 2% anuais, quando a inflação começou a recrudesce e a passou, ficando assim por muito tempo. O BC veio paulatinamente procurando chegar a igualar à taxa inflacionária ou, a ultrapassá-la, conforme era comum acontecer, visto que não trazia prejuízos, em termos reais, para os aplicadores financeiros.

Consoante o boletim Focus, edição semanal do BC sobre a economia nacional, a inflação de 2021, cuja mediana prevista por 100 instituições financeiras, chegaria a 10,18% ao ano. O centro da meta da inflação é de 3,75%, mediante tolerância de 1,5% para mais ou para menos. A meta com viés de alta prevista pelo governo seria de 5,25% e a expectativa de mercado seria de praticamente dobrá-la. O Ministério da Economia terá de ir ao Senado explicar-se de grande distorção.

A mediana da inflação prevista pelos mesmos citados acima é de 11,25% anuais, para 2022. Quer dizer, o atual mandato do governo terá inflação alta, baixo crescimento (se houver) e empobrecimento da população. Uma situação muito difícil e vexatória para muitos segmentos dos agentes econômicos.

A taxa SELIC veio subindo desde março de 2021, de 2,00% para 2,75%; em maio de 2,75% para 3,50%; em junho, para 4,25%; em agosto, para 5,25%; em setembro, para 6,25%; em outubro, para 7,75%; em dezembro para 9,25%. Este é o maior patamar desde 2017. Em todos os momentos existiram perdas reais para os investidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE