FALTAM RECURSOS PARA A DESONERAÇÃO

24-12-2021

O relator da proposta do orçamento de 2022, deputado Hugo Leal, deixou de prever recursos para prorrogar a desoneração da folha de pagamentos de 17 segmentos produtivos. Só estão reservados valores para pagar ate  o f Inal do ano. A desoneração terminará até 31 de dezembro  de 2021. Entretanto, por pressões dos empresários o Congresso aprovou a prorrogação até o final de 2023. O presidente da República afirmou que ia sancionar a lei e também que o governo dará isenção de IPI para os taxistas.

O fato é que problemas no orçamento têm levado os empresários a se absterem de novos projetos. A preocupação com o orçamento puxou a bolsa de valores brasileira para baixo, fechando na semana 2,15%, aos 104.891 pontos, não obstante no exterior as bolsas de valores têm tido desempenho positivo, visto que se acredita que a economia global não deverá sofrer muito com a variante do coronavírus, denominada por ômicron..

Por sua vez, o IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços aos Consumido Amplo-15, cuja coleta de dados foi a da última quinzena de novembro e a primeira de dezembro, registrando nacionalmente 10,42% no acumulado deste ano. O IBGE fez  sua pesquisa em referência em onze áreas do território nacional. A prévia d inflação citada é a maior desde 2003.

A componente que mais impactou a inflação no referido indicador foi a alta da gasolina de 3,28%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS