RECORDE DA FORÇA NACIONAL
30-11-2021
Em 2004 fora criada a Força Nacional de Segurança Pública. Ela é composta por policiais militares, bombeiros militares policiais civis profissionais de perícias dos Estados. Em conjunto, ela é vista em fronteiras, presídios, reservas ambientais, áreas indígenas, policiamento extensivo e em situações de Garantia da Lei e da Ordem. Ou seja, preservação e repressão de crimes urbanos e rurais.
Composta de pessoas treinadas e preparadas a dar uma resposta imediata em diversas situações de conflito, ela tem atuado em diferentes frentes em toda as regiões brasileiras.
Em 2021 já realizou 86 operações. É o maior número de intervenções desde que completou 17 anos. Atualmente, cerca de 30 operações estão em andamento no Brasil. Por exemplo, na área ambiental, neste ano, já foram realizadas mais de 1,6 mil ações de preservação e repressão a crimes ambientais. Dados oficiais mostram que se elevou em 57% o número de ações ambientais da referida Força, de janeiro a outubro deste ano, em comparação com igual período de 2020. Outros exemplos estão em operações em terras indígenas, consideradas também de situações ambientais, que tiveram apoio no combate a extrações ilegais de madeira, caça e pesca proibidas, além de garimpos.
Na medida em que a população cresce, hoje em mais de 213 milhões de pessoas, cresce também a violência e, até em situações de epidemias, como a vivida agora com a covid-19, a Força foi chamada para atuar na garantia da lei e da ordem.
Comentários
Postar um comentário