BOLSA FECHOU EM MAIOR ALTA DO ANO


A bolsa de valores brasileira fechou ontem na maior alta do ano, crescendo 3,66%, voltando aos 104.466 pontos. Referida bolsa, que já ultrapassara os 120 mil pontos no início deste ano, recuou muito no final deste exercício, ameaçando fechar abaixo dos 100 mil pontos. Ontem fez reversão da curva, devido aos fatos de que a PEC dos Precatórios fora aprovada no Senado, em duas votações, mas com algumas modificações, quando retornará à Câmara e serão apreciadas as mudanças advindas do Senado. Os presidentes das duas Casas estão fazendo um acordo para aprovar a citada PEC, naquilo que for consenso e os demais itens da PEC irão voltar a ser apreciados. A leitura que o mercado financeiro fez, foi a de que os pontos de consenso foram positivos, o que permitirá o financiamento do Programa Auxílio Brasil. Portanto, acabou a indecisão, a qual para o mercado era negativa, valendo as definições.

A questão política também pesou no cenário atual. O presidente da República se filiou ao Partido Liberal. O advogado Sérgio Moro se filiou ao Podemos. O PSDB definiu-se pelo lançamento da candidatura de João Dória. O ex-presidente Lula convidou o ex-governador Geraldo Alckmin para ser o seu vice na chapa eleitoral. Ciro Gomes sairá pelo PDT. Quer dizer, o cenário atual ficou claro e os financistas irão avaliar como ficarão os seus projetos para os próximos anos.

A questão econômica está sendo rediscutida e já há interlocutores que acreditam que o PIB de 2020 será positivo e não mais negativo como muitos analistas financeiros estavam declarando.

A Organização dos Produtores e Exportadores de Petróleo declarou na imprensa internacional, que irá elevar, de forma planejada, a produção do petróleo, fazendo com que o barril da commodity recuasse e os mercados internacionais avaliam como positivo para o crescimento econômico.

Perante referidas mudanças, a financeira e corretora XP, uma das maiores do País está prevendo, para o final de 2022, que a bolsa de valores nacional fechará nos 122 mil pontos.

Vindo mais confiança, os cenários econômicos poderão ficar mais positivos. As bolsas pelo mundo, em geral voltaram a subir.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS