22/01/2020 - AVERSÃO AO RISCO E INCERTEZA



Momento na economia que afeta o investimento é a aversão ao risco e a incerteza. O local onde mais ocorre isto é na bolsa de valores. Ela trabalha normal, mediante compras e vendas de ações do capital das grandes empresas. Em tese, a bolsa de valores é o local onde as grandes empresas captam dinheiro para crescer ainda mais. Porém, a bolsa também é local onde existem jogadores, apostando em altas e baixas de ações, mitos de forma especulativa e havendo até o insider trading. Nela, tornarem-se empresas globais em cerca de 200 países do mundo. Não há pequenas e médias empresas. Quando ocorrem fatos novos, que põem em risco os capitais investidos, ainda que em pequenas doses, a bolsa de valores se retrai, não somente pelo risco, mas também pela incerteza. Devido às fortes altas ocorridas nas bolsas em vinte dias deste mês de janeiro, houve também a movimentação de realização de lucros. Ontem foi também um dia típico disso, mais os fatos novos que ocorreram.

Como todo mundo sabe está ocorrendo na Suíça, o Fórum Econômico Mundial, pela 50ª vez, reunindo o clube dos ricos, países e pessoas, quando foi divulgado estudo da consultoria PwC, de que pessimismo de CEOs mundiais (chefes executivos ou presidentes), quanto ao crescimento mundial, recuando as projeções conhecidas de mais de 3,1%, para 2,4%, o crescimento do PIB mundial, além de que ainda não sem a síntese do encontro referido, que se dará daqui a dois dias. A economia mundial se encontra cautelosa. Ademais, propagou-se o temor de novo vírus, o Wuhan (um coronavírus), oriundo da China, onde matou 9 e infectou 400 pessoas, alastrando-se com outras mortes, pela Coréia do Sul Tailândia, Japão e Estados Unidos.

Os resultados também se deram na bolsa brasileira com um recuo de 1,5%, no dia de ontem, após o último recorde do dia 20, quando o IBOVESPA atingiu 118.862 pontos, caindo para 117.126 pontos. Além do mais, o dólar subiu para R$4,20, também bem perto do recorde no Brasil, que é de R$4,22. Neste ano o dólar já subiu 4,8%.

No próximo dia 24, sexta feira, na China se comemora o Novo Ano Lunar e os mercados acionários de lá permanecerão fechados até o dia 30. Esta também será a oportunidade para investidores vender ativos e realizar lucros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS