15/01/2020 - MINISTÉRIO AUMENTA PREVISÃO DO PIB




O Ministério da Economia, que se compõe de seis secretarias, sendo a de Política Econômica que realiza a maioria das projeções para o PIB. Assim, através do Boletim Macro Fiscal, prevê um cenário de retomada econômica para este ano. Por esse motivo elevou a estimativa do crescimento econômico de 2,32% para 2,40%, em 2020. Por seu turno, projeta também uma elevação da inflação de 3,53% para 3,62%, muito embora esteja abaixo da meta de 4% estabelecida pelo Conselho Monetário para este exercício. A edição anterior do referido boletim foi de novembro. Nela a projeção do crescimento de 2019, que somente será conhecida em março, divulgada pelo IBGE, foi elevada de 0,9% para 1,12%.

Em trecho do citado boletim, reproduzido em jornais, vê-se uma contradição, de que “O emprego formal tem apresentado aceleração nos últimos meses, dando sinais de aquecimento da economia, o que é fundamental para a atividade, uma vez que a produtividade no setor formal é maior do que no setor informal”. Na verdade, o que o IBGE tem mostrado é que o emprego informal é que tem mais crescido.

O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, afirmou que a melhora prevista para este ano decorre da posição mais favorável da contabilidade nacional. Em destaque, hoje o Ministério da Economia já estima que a dívida pública não deveria ultrapassar os 80% do PIB, quando antes tinha sido aventado. Pelo contrário, referido percentual irá cair do maior patamar por estes espaços recentes de tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE