08/01/2020 - ENERGIA SOLAR




A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou anteontem, que iria retirar a vantagem de produzir-se energia solar, qual seja a compensação do valor da distribuidora com o valor produzido pelo usuário, criado em 2012 e com tal vantagem prevista até 2035, custando ao consumidor R$34 bilhões.  A energia solar é uma energia limpa e ajuda a desafogar o sistema elétrico. A energia solar representa 1% da energia total. O presidente da República disse ontem que tinha acertado com a ANEEL a manutenção do subsídio à energia do sol. Não é subsídio é vantagem compensatória. Estava previsto que em 2020 as distribuidoras iriam cobrar os custos de transmissão. Em tese, a ANEEL deveria ser independente. No entanto, o presidente Jair atendeu aos pedidos das demandas do sistema atual de energia solar.

O fato é que os custos de produção são altos. Retirar as vantagens, mesmo que seja para futuros consumidores, levaria a um desestímulo ao uso de energia limpa. Quem mais tem usado esse tipo de energia? Em primeiro lugar, estão as grandes empresas do agronegócio, que usam equipamentos de captação energética em suas fazendas, facilitando a irrigação e barateando o custo de produção. Em segundo lugar, vêm os bancos, grandes estruturas consumidoras de energia elétrica, trocada por energia solar das suas placas fotovoltaicas. Em terceiro lugar, as grandes redes de varejo, tais como Sendas Distribuidora, Magazine Luiza e Lojas Americanas. Em quinto lugar, as companhias telefônicas. Em sexto lugar, as famílias que colocam placas fotovoltaicas.

Há três tipos de usuário da energia da espécie. (1) O usuário que produz menos  energia do que consome. Paga distribuição, transmissão, geração e tributos só sobre a energia que consome da distribuidora. (2) O usuário que produz praticamente igual ao que consome. Nesse caso ele paga uma tarifa mínima para cobrir os custos da distribuição. (3) O usuário que produz mais do que consome da distribuidora. Nesse caso, ele recebe um crédito para compensar com futura energia elétrica que irá consumir e paga também tarifa mínima para arcar com os custos de distribuição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS