05/01/2020 - IMPÉRIO ATACA




De repente os conflitos no Golfo Pérsico se agudizaram porque os Estados Unidos mandaram matar o segundo homem mais forte do Irã, o general das forças de elite, no aeroporto do Iraque, há três dias, através de drones que despacharam mísseis e mataram também iraquianos. O que isso tem a ver com o Brasil? Muito. Os preços do barril de petróleo começaram a subir para próximo de US$70.00. Mas, o Brasil não já tem autossuficiência na produção de petróleo? Em termos físicos sim. Isto é, produz mais de 3 milhões de barris por dia. No entanto, o tipo de petróleo aqui explorado é do tipo pesado e o aparelho produtivo brasileiro é movido pelo tipo leve. Quer dizer, o País exporta o petróleo aqui produzido e importa petróleo produzido no Oriente Médio. Portanto, já vem pagando o alto preço internacional da commodity, dado que negocia com o cartel da OPEP e irá pagar muito mais, quanto pior for a situação naquela região.

O atual dirigente do império, Donald Trump, anunciou neste início do ano que iria realizar o acordo comercial com a China. A bolsa de valores brasileira subiu 2,5% no dia 2, deste mês. No dia 3, caiu, em razão das notícias de acirramento dos conflitos entre árabes e americanos, em razão do aumento do preço do barril do petróleo. Os dirigentes do Irã farão um sepultamento do general por três dias, para acirrar o ódio contra os Estados Unidos e hastearam a bandeira vermelha, que é a histórica e conhecida arma, símbolo de vingança. Os Estados Unidos mandaram agora mais 3 mil homens e já contam em vários pontos do território árabe com cerca de 80 mil homens fortemente armados. No caso de vingança do Irã, o presidente Trump promete atacar 52 pontos já mapeados, em território do Irã. Aquele país também afirmou que já tem mapeado 35 zonas de ataques onde estão os americanos no território árabe.

A última invasão dos Estados Unidos, a mando de George Bush, em 2003, fora de que os árabes no Iraque tinham um arsenal de armas químicas de destruição e o invadiram para matar o ditador Saddam Hussein. Foi uma mentira deslavada. Com a morte de iraquianos no bombardeio, cresce o sentimento deles de expulsar os americanos do seu território. No momento os americanos se referiram a que a tropa de elite do Irã estava matando seus compatriotas e planejavam mais ações de ataque. Por isso, anteciparam-se.

Nesta história de o império ataca, o Brasil vai sentir efeitos fortes do aumento do preço do barril do petróleo, visto que a sua matriz de insumo-produto tem a dependência bastante elevada da citada matéria prima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS