07/03/2019 - PREVISÕES ECONÔMICAS PIORARAM




A economia brasileira decolou com Lula (taxa média do PIB de 4% anuais); imbicou com Dilma (zero); estagnou com Michel Temer (1%); não decolou ainda com Jair Bolsonaro, em dois meses de governo, suas previsões tem caído a cada semana, isto é, no curto prazo, havendo esperança de que obtenha melhores taxas no longo prazo. Começou o governo com estimativa do PIB crescendo 3%, em 2019. Depois caiu para 2,50%, 2,48% e, nesta semana, para 2,30%, segundo perspectivas dos cerca de 100 analistas do mercado financeiro, consultados pelo Banco Central. No entanto, essa não é somente a impressão do mercado doméstico; é também a percepção da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), baseada na Europa, que examina mais de 60 economias, responsáveis por volta de 80% do PIB mundial.

Ontem, a OCDE reduziu de 2,1%, de novembro, para seu relatório trimestral, encerrado em fevereiro, para 1,9%, neste ano. Já para a previsão do crescimento mundial a OCDE projeta 3,3% como média dos países observados. Para 2020, a OCDE manteve a previsão de 2,4%, para o País. Apesar da redução na estimativa, conforme a Organização. Uma recuperação moderada está em curso no Brasil, devido à maior confiança das empresas, menor incerteza política, inflação baixa e melhoria no mercado de trabalho, as quais estimularão a demanda agregada no longo prazo. Segundo a OCDE, as realizações das reformas estruturais, principalmente a reforma previdenciária, continuam essenciais para maior crescimento do PIB. A previsão da OCDE, conforme exposto, está abaixo do mercado doméstico.

Segundo a OCDE, a economia mundial também continua perdendo força, por esse motivo houve redução da taxa de crescimento de 2019/2020, de 3,5%, em ambos os anos, para 3,3% em 2019 e de 3,4%. Assim, as estimativas da OCDE ficaram mais fracas em quase todos os países examinados, principalmente devido às escaramuças comerciais implementadas pelo presidente dos Estados Unidos, desde 2018.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE