18/01/2019 - PIB DE NOVEMBRO PELO BC




O Banco Central (BC) divulga mensalmente uma prévia do PIB, que oficialmente é calculado pelo IBGE, acerca da atividade econômica brasileira que continua em lento processo de recuperação. O IBGE divulga o PIB trimestral e demora bastante, até perto de três meses. Quando divulgado o PIB pelo IBGE, o do próximo trimestre está terminando. O Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br), divulgado ontem, apresentou crescimento de 0,29% em novembro do ano passado, em relação a outubro, considerando os ajustes sazonais. O incremento tem sido considerado como modesto por analistas do mercado financeiro, visto que a atividade econômica tinha recuado 0,12% em setembro e ter ficado praticamente estável em outubro.

O acumulado em 12 meses, do IBC-Br, de dezembro de 2017 a novembro de 2018, alcançou 1,44%. Em 2017, o IBC-Br subiu 1,1%.

Por seu turno, a bolsa de valores brasileira subiu ontem, 1,01%, mais um recorde, em 95.351 pontos. O otimismo dos grandes capitalistas persiste pelas apostas do avanço da reforma da Previdência Social. Acresça-se a isso o fato de que o presidente da República irá ao encontro de países, instituições e pessoas ricas, em conclave anual na cidade de Davos, na Suíça, conhecido como Fórum Econômico Mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE