07/01/2019 - EMPRESAS FAMILIARES OTIMISTAS




Pesquisa da consultoria KPMG, denominada “Retratos de Família”, pela sua terceira edição, em parceria com a Fundação Dom Cabral, realizada com 217 empresas familiares, em 19 Estados, com membros da família proprietária (65%) ou diretores (35%). Apesar das incertezas políticas e da instabilidade econômica, 70% das empresas familiares brasileiras estão confiantes m relação ao futuro dos negócios nos próximos três anos. Por volta de 23% dos pesquisados estão neutros e 7% pessimistas.

Nos últimos seis meses as empresas pesquisadas obtiveram crescimentos de receita, de lucratividade e de funcionários. Foram revelados indicadores únicos, precisos e atualizados sobre práticas de governança corporativa anseios, expectativas e perspectivas das empresas familiares brasileiras, conforme o sócio líder da referida consultoria, Sidney Ito: “Os resultados revelam que os líderes dessas organizações confiam nos seus pontos fortes e prezam pela permanência do negócio com a manutenção da família no controle da operação”. Entre os pontos fortes estão a tomada de decisões rápidas e flexíveis (54%), marca forte ou presença de mercado (42%), atendimento ao cliente (40%), capacidade empreendedora (33%), valores e cultura compartilhados (22%), engajamento de colaboradores (19%), robustez financeira e facilidade no acesso ao capital (14%) e visão de longo prazo (13%).

As firmas são distribuídas em 19% do agronegócio, 12% de serviços, 12% de atacado e varejo, 9% da construção civil, 8% do consumo, 6% de bens industriais, 6% de saúde e ciências da vida e 5% da área de transportes.

Enfim, os responsáveis pelas empresas da enquete estão aguardando com ansiedade as reformas prometidas pelo novo governo, principalmente a tributária.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE