13/01/2019 - CONFIANÇA NOS POLÍTICOS E A ECONOMIA




As pesquisas refletem o pensamento da maioria, aproximando-se da verdade quando a amostra é muito grande e abrangendo um grande número de municípios. Geralmente, são feitas com 2.000 ou mais pessoas no território brasileiro escolhido. Fundado em 1942, o Instituto Brasileiro de Opinião Púbica e Estatística (IBOPE), hoje mais conhecido como IBOPE Inteligência é a maior empresa da América Latina em pesquisa de mercado, opinião e comportamento. Durante a ditadura militar (1964-1984) suas pesquisas foram manipuladas pelos políticos autoritários, que maculou a sua imagem. Associado a ele esteve por muito tempo a rede Globo, que deu total apoio à referida ditadura e somente há pouco tempo reconheceu o erro de tê-lo feito. O maior jornal em circulação no Brasil, a Folha de São Paulo, em 1983, criou o seu departamento de pesquisas, o Datafolha. Mais tarde, em 1990, passou a fazer enquetes mensais ouvindo os 2.000 pesquisados, em 120 municípios brasileiros. Em associação com o grupo Globo, por muito tempo tem apresentado com mais freqüência os resultados mensais.

Em várias pesquisas do Datafolha sobre os que mais são admirados no Brasil, vem em primeiro lugar os bombeiros e em último lugar os políticos. O maior colégio deles é o Congresso Nacional, que vinha sendo mal visto. Entretanto, pesquisa do Instituto Datafolha, publicada no jornal “Folha”, do dia 12, passado, em primeira página, afirma que 56% dos entrevistados acreditam na nova legislatura, que se iniciará no dia 1º de fevereiro, sendo tida como boa ou ótima. Apenas 8% esperam um desempenho ruim. “A onda que elegeu Jair Bolsonaro (PSL) levou a população brasileira a demonstrar o maior otimismo dos últimos anos com o trabalho dos deputados federais e senadores que tomarão posse em 1º de fevereiro, mostra o Datafolha... Em 2010 e 2014, o otimismo era de 49% e 40%, respectivamente... A rejeição ao trabalho executado pelo atual Congresso diminuiu em relação ao recorde verificado em 2017 – 48% consideraram ruim ou péssimo o desempenho dos parlamentares contra marca de 60% em novembro daquele ano... Na Câmara mais da metade das 513 cadeiras serão renovadas em relação à atual composição, com aumento de representantes de militares e líderes evangélicos”.

Embora não se referiu a Folha, também foi grande a renovação no Senado. De uma maneira em geral existe uma confiança de que o atual Congresso aprove as reformas estruturais, a começar com a da Previdência Social, vistas pelo mercado como sinal de que os investidores retirarão seus projetos da gaveta e os colocarão em prática.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS