18/04/2018 - PRINCIPAL PROBLEMA DO BRASIL




Quanto ao principal problema do Brasil este vem sendo apontado, desde a descoberta do País, resultante de uma gama variável de razões. É clássica a citação de que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei Dom Manoel, informando sobre a nova terra e pedindo benesses. São problemas sérios: a estrondosa dívida pública, que vem desde o império até agora; o Estado cheio de órgãos, para ao invés de facilitar, dificultar as relações de produção; a imensa burocracia que coloca o Brasil em pelo menos o 120º lugar entre cerca de 190 países do mundo, conforme enquete anual do Banco Mundial; e o famoso “jeitinho” brasileiro de querer levar vantagem “em tudo”.

Pesquisa do Instituto Datafolha com mais de 4.157 pessoas, dos dias 11 a 13 deste mês, após a prisão de Lula, no dia 7, tendo como finalidades saber da população o principal problema brasileiro e o que pensa da operação Lava Jato, que completou quatro anos em março passado, dentre outras questões atuais. O ponto em primeiro a destacar foi o da resposta de que o principal problema brasileiro é a corrupção com 21% dos votos; em segundo, a saúde com 19%; em terceiro, violência/segurança com 13%; desemprego com 13%; educação com 10%; outros com 24%. Em segundo lugar, os entrevistados demonstraram ser favoráveis à continuidade das referidas investigações da Lava Jato, visto que o principal problema do Brasil, apontado pela pesquisa, a corrupção, tem sido reduzida substancialmente. Em abril de 2017, 45% acreditavam que ela não diminuiria; em setembro de 2017, 44%; em abril de 2018, 37%. Em terceiro lugar, 84% dos pesquisados demonstraram ser favoráveis a que a operação Lava Jato deva continuar; 12% que deve acabar; 4% declararam que não sabiam. Em quarto lugar, inseriram a questão do militarismo, se os comandantes devem opinar sobre assuntos políticos. 61% disseram que sim; 33% que não; 6% de que não sabem. Em quinto lugar, com relação à prisão em cadeia, o que é mais justo? 36% afirmaram ser favoráveis à prisão em primeira instância, conforme acontece nos Estados Unidos; 57% em segunda instância; 6% informaram não saber. Em sexto lugar, sobre regime político, 56% são favoráveis à democracia; 21% à ditadura.

Sem dúvida nenhuma, o maior problema do País encarece a produção, não conduz a eficiência e, por isso mesmo ao desenvolvimento econômico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE