09/04/2018 - NOTA DE CRÉDITO ELEVADA




A agência de classificação de risco Moody’s reavaliou sua perspectiva para o Brasil de negativa para estável. A nota de crédito mantida em Ba2 é diferente das outras grandes certificadoras, que mantém negativa a perspectiva. No caso das agências Fitch e Standard & Poor’s. Todas norte-americanas e baseadas em Nova York. O comunicado ao mercado foi efetuado hoje, reconhecendo a melhora nos fundamento da economia brasileira, destacando a continuidade da aprovação de reformas fiscal e tributária.

Percebe a agência Moody’s que a economia se recuperou da recessão, desde o ano passado, além de que o novo governo a ser eleito provavelmente irá realizar as reformas estruturais.

As pequenas empresas tiveram novo fôlego. Ainda nesta semana o Congresso Nacional aprovou a lei de acesso ao refinanciamento de dívidas (REFIS) das pequenas empresas, que tinha sido vetado na íntegra pelo presidente da República. A norma contempla débitos vencidos até novembro de 2017 e exige pagamento mínimo de 5%, do valor da dívida, sem descontos, em até cinco parcelas mensais e consecutivas. O restante poderá ser quitado em 175 parcelas, mediante redução de 50% dos juros, 25% das multas e 100% dos encargos leais. O REFIS contempla aquelas empresas eu optaram pelo Programa Simples, de regime simplificado de tributação. Michel Temer tinha vetado, admitindo que ferisse a Lei de Responsabilidade Fiscal, visto que não prevê origem dos recursos que cobririam os descontos. No entanto, Temer aprovou o REFIS para as grandes empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE