10/04/2018 - GRAU DE ENDIVIDAMENTO FAMILIAR CAIU




Pesquisa da Boa Vista-SCPC sobre endividamento, poder de compra e capacidade de pagamento do consumidor, divulgada hoje mostra que o grau de endividamento dos brasileiros caiu 7% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2017. Por volta de 13% dos entrevistados informaram que se colocavam muito endividados. No ano passado este número era de 20%. Por seu turno, 26% afirmaram estar mais ou menos endividados e 42% um pouco endividados. Já outros 19% alegaram não ter dívidas, número bem maior do que os 11% de 2017.

Acerca da percepção do poder de compra dos consultados, 19% revelaram que estão comprando mais. Em 2017, foram 11%. Por sua vez, reduziram-se de 65% para 49% aqueles que informaram estar comprando menos neste ano, em relação a 2017. Para aqueles que estão conseguindo manter o poder de compra, eles revelaram estar adquirindo produtos de melhor qualidade.

No que se refere à capacidade de poupança dos brasileiros, elevou-se de 23% para 33% aqueles que afirmaram estar conseguindo poupar nos últimos seis anos. No entanto, 70% afirmaram que não conseguiram poupar. O dinheiro não chega até o final do mês. A caderneta de poupança é a aplicação financeira mais usada por 60% dos entrevistados. Já 31% informaram usar fundos, ações, CDBs e 13% preferem a previdência privada.

Quanto à renda familiar, 50% informaram poder pagar os custos fixos, tais como conta de água, luz, telefone celular, enquanto outros 50% demonstraram ter dificuldades em quitar referidos débitos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE