13/02/2013 - FORÇA DA AB INBEV
Há poucos meses a AMBEV passou a ser a empresa de maior valor de mercado na América Latina. A sua controladora é a AB INBEV, que tem presença global de 20% do mercado de bebidas em todo o mundo, em volume de vendas. Seu faturamento no ano passado foi de US$40,4 bilhões. A presença nos Estados Unidos ocupa 39% das vendas. A presença no Brasil é de 69% no mercado em receitas obtidas. O Departamento de Justiça dos EUA, através da divisão antitruste, bloqueou a compra do total das ações da mexicana Corona, alegando controle do mercado americano, em duopólio. Ou seja, a AB INBEV aumentaria 46% a sua presença em solo americano, reinando com a Miller Coors. Citado departamento alega que as empresas já trabalham orquestradamente na formação de preços.
Na verdade, a AB INBEV não é considerada na América do Norte como boa fazedora de cervejas, mas por ficar cada vez maior e entregar bons dividendos aos seus investidores. A empresa surgiu da fusão da brasileira AMBEV, com a belga INTERBREW, e, em 2008 adquiriu a ANHEUSER BUSCH. O grupo gosta de fazer dinheiro, cortando custos, demitindo funcionários e elevando seus preços.
A AB INBEV já tem 50% do grupo CORONA. Para fechar os outros 50% irá brigar na Alta Corte americana contra a decisão do Departamento de Justiça de organizar-se como quer. ´É a força do grande capital contra uma sociedade organizada. A briga é de gigantes.
Comentários
Postar um comentário