01/05/2012 - MIRAGENS DO PAC
Dilma Roussef está no poder desde 01-01-2003, quando o PT chegou ao governo com o presidente Lula. Ministra das Minas e Energia. Ministra da Casa Civil. Presidente da República. No governo do ex-presidente Lula, em 22-01-2007, tornou-se, por designação de Lula, a coordenadora da equipe gestora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), chamada por Lula de “mãe do PAC”. Projetos novos, projetos velhos, grandes sonhos, fazem parte de mais de 2.000 obras. O governo lançou o PAC 1, para o período de 2007/2011; o PAC 2, para 2011/2014; o PAC 3, para 2015/2018. A última avaliação da União quanto ao PAC é de que concluiu 40% das obras projetadas. Em contraste, a ONG Contas Abertas afirma que somente 19% foram concluídas. Em paralelo, lançou também o Programa Minha Casa, Minha Vida, projetando no segundo mandato do ex-presidente Lula, para concluir um milhão de casa. Já para o mandato em curso da presidente Dilma a meta é de construir mais dois milhões de residências, sendo 80% delas para famílias de até três salários mínimos, a chamada baixa renda. A respeito do citado último programa as realizações são mais fáceis de verificar, assim como para o primeiro programa é mais fácil identificar as suas miragens.
A mais espetacular obra do PAC é o Trem Bala, ligando Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, desafogando a Rodovia Dutra. A inspiração vem desde 1976, quando o ex-presidente Ernesto Geisel, dois anos depois de empossado, deu sua primeira entrevista em trem bala japonês. A idéia renasceu como o PAC. Porém, ele não existe até agora. Outra espetaculosa obra é a Ferrovia Transnordestina, prevista para ter 1.700 quilômetros de extensão, foi iniciada em 2006, deveria ser concluída em 2010, com custo orçado em R$4,5 bilhões, atingiu R$7 bilhões e somente foram concluídos 10% do previsto. No mesmo descompasso está o petroleiro João Cândido, que começou a ser construído quatro anos atrás para a Petrobras, em Pernambuco. Foi lançado ao mar em 2010, pelo ex-presidente Lula, porém retornou ao estaleiro e continua lá até hoje. A ferrovia Norte/Sul é também daquelas obras que tem o começo e não se sabe do fim. Em quarto lugar, para não citar as usinas atômicas, existe a transposição de águas do Rio São Francisco, uma incógnita que desafia os tempos, parecendo muito o seu traçado com o que aconteceu com a Transamazônica.
Ostentando 64% de popularidade a presidente Dilma tira uma de grande gestora. Já substituiu 12 ministros dentre 39 que tem. No entanto, os ministros substituídos se têm mostrado impotentes ou com medo, não realizando investimentos de suas pastas como o PAC, por exemplo, requer. O caso é mesmo de falta de boa administração.
Comentários
Postar um comentário