20/04/2020 - ENERGIA ELÉTRICA CAIU 10%




O Sistema Interligado Nacional proporcionou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, calcular que, nas três semanas após a implementação de medidas de contenção ao alastramento do novo coronavírus, em relação à primeira quinzena de março, a média do consumo de energia elétrica caiu 10%. Já no Ambiente de Contratação Livre a redução alcançou 14% no período de isolamento em tela. No Ambiente de Contratação Regulada a demanda diminuiu 9%. Neste segundo ambiente a queda foi menor por causa da continuidade do consumo da classe residencial.

Os levantamentos são preliminares, comparando o período entre 18 de março e 10 de abril com as semanas de 1º a 17 de março. Os cálculos consideram a demanda total do mercado cativo, em que o consumidor compra energia diretamente das distribuidoras, além do mercado livre, que permite a escolha do fornecedor e as negociações de condições contratuais.

Por gênero econômico, a indústria automotiva e o segmento têxtil lideram as maiores quedas do mercado livre. O segmento de veículos teve queda de 53% no período em exame. Já o têxtil apresentou retração de 40%. Em seguida, vem o segmento de serviços com redução de 34%. Já os produtos manufaturados recuaram 26%. O comércio caiu 19%. Minerais não metálicos 13%.

Entre os Estados, o Rio Grande do Sul foi o que apresentou a maior queda no consumo de energia elétrica, reduzindo em 23% desde o início da quarentena.

A FIESP divulgou um documento com propostas para retomada das atividades econômicas após o fim da quarentena. Ela será entregue aos diferentes níveis de governo nos próximos dias. O calendário proposto é de retorno gradual das atividades em cerca de 45 dias. Os estabelecimentos deveriam funcionar com horários alternados, para diminuir a concentração do fluxo no transporte coletivo. Já eventos com grande número de pessoas continuariam suspensos. O comércio varejista abriria das 12 h às 21 h e serviços de escritório na faixa das 10 h às 19 h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS