13/04/2020 - BANCO MUNDIAL PROJETA – 5% DO PIB BRASILEIRO




Cálculos do Banco Mundial levaram a previsão de que o PIB brasileiro de 2020 recuará 5%, por causa da crise provocada pelo novo coronavírus. A informação consta do relatório divulgado ontem sobre a perspectiva da América Latina perante a referida pandemia. No seu conjunto, o PIB da região poderá recuar – 4,6%, em 2020. A estimativa não incluiu a Venezuela, que já vem de forte crise até mesmo antes da citada pandemia. Os números constam do relatório semestral denominado “A economia nos tempos da covid-19”. Conforme o documento, o forte choque sofrido pelos países da região, está exigindo respostas de políticas econômicas em várias frentes, visando apoiar os mais vulneráveis, de evitar uma crise financeira e proteger os empregos. As ações devem ser rapidamente ampliadas e ter cobertura estendidas, tendo em vista enfrentar a perda de renda motivada pelo isolamento social.

Retirado do relatório, tem-se “Precisamos ajudar as pessoas a enfrentar esses enormes desafios e garantir que os mercados financeiros e os empregadores sobrevivam à tempestade. É preciso limitar os danos e lançar as bases para recuperação o mais rapidamente possível”, conforme o presidente interino do Banco Mundial, para América Latina, Humberto López. Dessa maneira, o Banco Mundial está reconhecendo que as circunstâncias econômicas estão mudando diariamente. O relatório em referência traz dados até o dia 10 de abril.

As projeções para o México e para o Equador são de – 6% do PIB. Já para a Argentina de – 5,2% do PIB. Os países do Caribe estão sofrendo restrições severas devido ao turismo declinante, fonte importante de rendas locais. Par o Brasil ainda o Banco Mundial é mais severo em relação às projeções de muitas instituições financeiras do Brasil, que prevê forte recuperação brasileira em 2021 e 2022. Para 2021 o banco projeta 1,5% e para 2022 de 2,3% de incremento do PIB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE