12/04/2020 - LIBERAÇÃO DE SAQUE DO FGTS A PARTIR DE JUNHO




Tendo em vista amortecer a crise causada pela pandemia do coronavírus, o governo federal autorizou novos saques do FGTS, tanto em contas ativas quanto inativas, a partir de junho vindouro. O valor máximo permitido será de R$1.045,00, um salário mínimo por trabalhador, mesmo para quem tiver saldo maior na conta. O período de saque será de junho a dezembro. Quem não retirar o dinheiro, este será devolvido a sua conta do FGTS. Haverá um calendário de saques, para evitar aglomerações nas agências da Caixa, visto que grande número de cidades está com suas medidas restritivas para o isolamento parcial. Conforme o Ministério da Economia 60,8 milhões de trabalhadores serão beneficiados com a medida.

Em videoconferência com senadores anteontem, o Ministro da Economia, Paulo Guedes se referiu na possibilidade do PIB recuar até 4% em 2020, mas se a pandemia continuar além de julho, por mais três ou quatro meses. Se o isolamento durar mais um pouco tempo, a economia iria recuar 1,5%. O fato é que o Ministério da Economia e o Banco Central tem tido dificuldades de estimar o recuo do PIB. Mas, referidos órgãos admitem que este ano poderá ser recessivo.

 A Organização Oxfam, entidade da sociedade civil que atua em cerca de 90 países, mediante campanhas, programas e ajuda humanitária, estima que a pandemia do coronavírus poderá levar 500 milhões de humanos à pobreza. Refere-se também a que a estimativa da Organização das Nações Unidas é da necessidade de US$3 trilhões de apoio aos países pobres do globo, sejam em alimentos, remédios e dinheiro para as outras necessidades básicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE