12/11/2019 - MUDANÇA DE HÁBITOS NAS FINANÇAS




Até 2016 os juros nominais da taxa básica de juros eram por volta de 14,5% anuais, quando a ex-presidente Dilma foi afastada do poder, por desobedecer a lei de responsabilidade fiscal. O ganho real estava em torno de 7% ao ano. Michel Temer iniciou a retração dos juros básicos, entregando ao Jair Bolsonaro a taxa nominal em 6,5%. Os juros reais foram para cerca de 2%. Nestes mais de 10 meses de governo. A taxa SELIC já se retraiu três vezes, estando em 5%. Promete ainda o governo entregar a 4,5%. Os juros reais ficaram abaixo de 1% ao ano. Os investidores financeiros mudaram de hábitos. Deixaram de aplicar em títulos respaldados no Certificado de Depósito Bancário, em fundos com remuneração fixa em percentual do Certificado de Depósito Interbancário, migrando para a bolsa de valores, aplicações de fundos multimercados, fundos imobiliários, em debêntures e outros papéis de longo prazo, tal como Tesouro Direto.

Atualmente 5% de juros e inflação baixa, nunca tiveram nesses patamares, desde o início do Plano Real, em 1994, que estabilizou a economia. As aplicações financeiras, depois de descontada a inflação, pouco ganho ou quase nenhum está sendo obtido. O perfil dos investidores deverá mudar. Mas, do lado dos tomadores de crédito os juros estão elevadíssimos, como os do cartão de crédito, cheque especial e crédito direto ao consumidor. O mercado financeiro ainda pouco competitivo, hoje em dia começou a mudar, perante a existência de financeiras mais ágeis (fintechs).

O Banco Central, como xerife do mercado financeiro está estimulando redução de juros e maior competitividade entre os bancos, cujos particulares estão financiando à produção agropecuária, à indústria, ao comércio e serviços, quando mais ficavam no crédito direto ao consumidor e em financiamentos ao setor terciário. Viviam muito mais de cobranças de taxas dos seus serviços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE