09/09/2018 - DEFLAÇÃO EM AGOSTO




O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice oficial da inflação. Calculado nas seis maiores regiões metropolitanas do País registrou em agosto deflação de – 0,09%. Para a Região Metropolitana de Salvador a deflação foi de – 0,24%. Foi o menor IPCA para um mês de agosto na RMS em 20 anos, desde 1998, quando o indicador fora de – 0,67%. Mediante tal desaceleração, a terceira seguida na RMS, o IPCA acumulado no ano está em 2,94%. Em julho estava em 3,22%, mas ainda superior à média nacional de 2,85%. Conforme o IBGE, a deflação maior na RMS foi decorrente da queda média nos preços de apenas dois dos nove grupos de produtos e serviços que compõem o índice: alimentação/bebidas e transportes. São os grupos de maior peso na formação do IPCA, representando juntos 46,5% das despesas médias das famílias na RMS.

No final de maio por 11 dias a greve dos caminhoneiros gerou escassez de produtos e foi inflacionário em junho. Mas, em julho e agosto os preços voltaram a baixar.

A política monetária no Brasil reduziu a taxa SELIC para até 6,5% ao ano, a menor taxa já praticada. Mas, a recessão de 2014 a 2016 foi tão forte que a economia ainda não se recuperou. O desemprego continua alto, acima de dois dígitos. Aguarda-se do novo governo entrante que reverta o atual quadro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE