22/05/2018 - INVESTIMENTO SUBIU DOIS TRIMESTRES




Em teleconferência com jornalistas estrangeiros, o Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia se referiu a que, a despeito de números da atividade econômica do primeiro trimestre, apontados pelo Banco Central, não serem bons, o investimento subiu e os resultados virão nos próximos meses. Citado ministro afirmou que o investimento cresceu nos quatro primeiros meses do ano 8%, perante o mesmo período de 2017. Entre janeiro a abril o consumo de bens duráveis subiu 16%, em comparação também com os quatro meses do início de 2017.

Desde o início do ano que as projeções das instituições financeiras, consultadas pelo Banco Central, semanalmente, publicadas no boletim Focus, de 3% veio caindo e agora está em 2,5%. Mesmo com a queda do PIB projetado, a Secretaria de Política Econômica informou que o investimento cresceu 3,8% no primeiro trimestre do ano, em relação ao último trimestre de 2017, dando continuidade em sua evolução, quando do terceiro para o quarto trimestre de 2017 tinha crescido 3,7%. Porém, ele vinha caindo em muitos trimestres e, a incerteza é tão grande, que o PIB esperado será mais fraco do que o estimado para a retomada.

O investimento em tela se deveu à aquisição de bens de consumo duráveis, de máquinas e equipamentos e na construção civil.

Pode ter sido que o investimento caiu tanto que dois trimestres consecutivos ainda não garantam a retomada desejada, Isto porque o País continua com um índice de 13,1% de desemprego, compondo exército de reserva de 13 milhões de cidadãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE