25/03/2018 - INFLAÇÃO LADEIRA ABAIXO




A prévia da inflação oficial de março mostrou que os preços continuam variando nos patamares muito baixos no Brasil. O IPCA -15 é como se chama o indicador da prévia inflacionária. Segundo o IBGE a inflação vai terminar o mês ainda mais abaixo do piso da meta de 3%. O Banco Itaú projetou que a taxa mensal fique em 0,13%, próximo do IPCA-15 de 0,10%. Confirma-se a estimativa de que o acumulado em 12 meses cairá para 2,72%. O recuo no preço dos alimentos é o que mais chama a atenção. As carnes, por exemplo, tiveram deflação de 0,66%. O tomate ficou 5% mais barato. Tais informações levaram ao Banco Central a antecipar que fará novo corte nos juros básicos da economia, em maio vindouro. Em 12 meses os preços do grupo alimentação e bebidas encolheram 1,47%.

Pode-se esperar que haja algum reflexo inflacionário, pelo mundo, pela imposição de tarifas nos Estados Unidos sobre a importação de aço, alumínio e em mercadorias chinesas. Na verdade, elevações de tarifas são despejadas nos preços dos produtos. O efeito imediato do decreto de Donald Trump provocou a pior semana nas bolsas americanas desde janeiro de 2016, com perdas que fizeram o valor de mercado de 3.485 empresas relacionadas pelo índice Dow Jones, da bolsa de Nova York, encolher US$1,715 trilhão.

O mercado de trabalho apresentou o melhor bimestre em quatro anos. O setor de serviços e a indústria lideraram a retomada do emprego nos dois primeiros meses do ano e ajudaram o mercado de trabalho a terminar o bimestre com 143,1 mil novos trabalhadores formais, o melhor resultado desde 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS