18/03/2018 - LAVA JATO FEZ QUATRO ANOS




A operação Lava Jato completou ontem quatro anos. Em 17 de março de 2014, a Polícia Federal cumpriu 81 mandados de busca e apreensão em um posto de gasolina no Distrito Federal. Daí o seu nome. A operação acumula mais de 100 denúncias, 220 condenações, 260 condenações coercitivas, 168 prisões preventivas, 134 delações premiadas e a devolução de R$2,7 bilhões aos cofres públicos. No mês seguinte, a economia brasileira ingressou em forte recessão. Uma das maiores da história.

A Lava Jato desmontou um cartel de 29 empreiteiras, que realizava acordos de sobrepreços nas obras públicas há décadas e definia quem ganharia a concorrência. Um jogo de cartas marcadas. Inúmeras obras foram paralisadas. Assim, as grandes construtoras passaram por todo esse tempo a um processo de depuração, para celebrar acordos de leniência e adotar boas práticas nos negócios doravante. Porém, mais de 5 milhões de desempregados se somou ao exército que se aproximava de 8 milhões. A construção civil desabou e com ela o PIB.

De acordo com balanço divulgado em reunião na capital gaúcha, referida operação possui 49 fases, sendo 39 investigações da Lava Jato que tramitam em tribunais superiores, sendo 36 delas no Supremo Tribunal Federal, envolvendo 101 investigados e 134 delações premiadas foram assinadas e enviadas à Corte para homologação.

A procuradora Raquel Dodge, afirmou: “Sabemos todos que a corrupção continua ocorrendo no Brasil em larga monta, apesar do muito eu já se avançou no âmbito da operação Lava Jato. E, por isso, é preciso redobrar o ânimo, redefinir estratégias, porque as pessoas que cometeram esses crimes não podem ficar impunes, não podem seguir sem reparar o dano”.

A Lava Jato é uma repressão ao crime financeiro organizado. Infelizmente, ela levou também à retração da economia brasileira e está demorando demais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE