10/08/2017 - CARACTERÍSTICAS DAS GERAÇÕES
Um estudo de mercado é básico em um projeto de investimentos.
Sem dúvida, a geração que tem a demanda mais conservadora possui a expectativa
média de vida do brasileiro, que está próxima de 75 anos. Assim, a geração de
pessoas nascidas entre 1946 a 1964 são a de “baby boomers”, aqueles que faziam
rebombar, nascidos depois da segunda guerra mundial, da guerra fria entre União
Soviética e Estados Unidos. Um mundo tensionado por ditaduras políticas em
todos os continentes. A ameaça de uma guerra atômica. São em sua maioria
idosos. A característica mais reveladora dessas pessoas está mais vinculada ao
lar e elas são as que mais valorizam os conteúdos publicitários, que ensinem
mais sobre produtos ou categorias.
A geração seguinte é a chamada “X”, nascidos de 1964 a 1982,
estão no auge da sua atividade produtiva. “São 27,1% da população ou 56,4
milhões de pessoas, respondendo por 51,3% da renda gerada pelas famílias
brasileiras. Os empreendedores de mais de 40 anos são donos de 63% de todas as
empresas do País. É uma geração bem informada, que sabe o que quer e influencia
decisões da família inteira, incluindo os mais velhos e os mais novos, até
porque é quem paga as contas de seus pais e de seus filhos”. Extraído do artigo
“O X da questão” da revista Exame, desta quinzena. A característica mais reveladora
dessa geração é o seu caráter influenciador das outras categorias aqui
expostas. Mas, vem em segundo lugar na valorização dos conteúdos publicitários.
A geração dos nascidos entre 1982 a 2000 são chamados de
“millenials”, em clara alusão aos que chegaram ao novo milênio. A
característica mais reveladora dela é de que gostam do tomar decisões em
conjunto. Vem em pesquisas em terceiro lugar em valorização dos conteúdos
publicitários.
A geração dos nascidos entre 2000 e 2017 é a chamada geração
“Z”. A característica mais reveladora dela é de que gostam mais de tomar
decisões em caráter individual e é a que mais se influencia pelas outras
gerações. Vem em quarto lugar em valorização dos conteúdos publicitários.
Comentários
Postar um comentário