26/12/2012 - PRODUTIVIDADE BRASILEIRA

O brasileiro José Alexandre Scheinkman é professor de Princeton, uma das mais famosas do mundo, residindo nos Estados Unidos desde 1974, estudioso da produtividade. Para ele “aumentar a produtividade significa fazer mais com os mesmos recursos”. Produtividade pode ser do conjunto de fatores de produção ou de cada fator em separado. Produtividade do fator trabalho; produtividade do capital; produtividade da tecnologia; produtividade da natureza; produtividade da capacidade empresarial. Em entrevista à revista Exame, datada de hoje ele assim se referiu: “Um país só enriquece com seus trabalhadores produzindo mais. Ou seja, cada trabalhador gera mais riqueza por hora trabalhada e também mais riqueza ser produzida com base no mesmo capital. O Brasil, nas últimas décadas produziu pouco nesse sentido e, dependendo de como medimos, a conclusão é de que não produziu nada”.
Exame – Como assim¿ Não evoluímos nem um pouco¿ “Uma maneira de medir a evolução é comparar a produtividade do país com a média americana considerada de ponta. Quando se olha isso, o que se vê é que o Brasil teve um crescimento na década de 1950 até o início da década de 1980, quando atingimos nosso pico histórico. Depois disso, caímos. Em relação à produtividade americana, estamos hoje perto do ponto em que estávamos no começo da década de 1960. Praticamente não saímos do lugar”.
Exame – Que país deu um salto de produtividade? “A Coréia do Sul, que hoje vemos como um país avançado, nos anos de 1950 era como a Bolívia. Os trabalhadores coreanos eram menos produtivos do que os brasileiros. Em 1960, a produtividade coreana equivalia a 14% da americana. A brasileira correspondia a 20%. Atualmente, os coreanos estão a 60% do nível americano. E nós, após as oscilações, voltamos aos mesmos 20%. É claro que, hoje, os trabalhadores brasileiros produzem mais do que no passado, mas a questão é que os americanos também evoluíram e nós fizemos só o suficiente para manter a diferença relativa. Já a Coréia reduziu a distância para o líder, e hoje sua produtividade por trabalhador é o triplo da brasileira”.
Exame – Qual foi a fórmula coreana¿ “A Coréia fez um trabalho muito bom em educação e em distribuição de renda. Já em 1970 os coreanos tinham uma educação de mais qualidade do que os brasileiros. Eles começaram a investir em educação muito cedo”.
No geral, desde o Japão, passando pelos chamados tigres asiáticos e, atualmente, a China, que está em primeiro, a educação é o carro chefe do progresso, o que naqueles países tem sido feito por uma geração (20 anos). É preciso ter pressa no aspecto em referência.      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS