26/12/2012 - PRODUTIVIDADE BRASILEIRA
O brasileiro José Alexandre
Scheinkman é professor de Princeton, uma das mais famosas do mundo, residindo
nos Estados Unidos desde 1974, estudioso da produtividade. Para ele “aumentar a
produtividade significa fazer mais com os mesmos recursos”. Produtividade pode
ser do conjunto de fatores de produção ou de cada fator em separado.
Produtividade do fator trabalho; produtividade do capital; produtividade da
tecnologia; produtividade da natureza; produtividade da capacidade empresarial.
Em entrevista à revista Exame, datada de hoje ele assim se referiu: “Um país só
enriquece com seus trabalhadores produzindo mais. Ou seja, cada trabalhador
gera mais riqueza por hora trabalhada e também mais riqueza ser produzida com
base no mesmo capital. O Brasil, nas últimas décadas produziu pouco nesse
sentido e, dependendo de como medimos, a conclusão é de que não produziu nada”.
Exame – Como assim¿ Não evoluímos
nem um pouco¿ “Uma maneira de medir a evolução é comparar a produtividade do
país com a média americana considerada de ponta. Quando se olha isso, o que se
vê é que o Brasil teve um crescimento na década de 1950 até o início da década
de 1980, quando atingimos nosso pico histórico. Depois disso, caímos. Em
relação à produtividade americana, estamos hoje perto do ponto em que estávamos
no começo da década de 1960. Praticamente não saímos do lugar”.
Exame – Que país deu um salto de
produtividade? “A Coréia do Sul, que hoje vemos como um país avançado, nos anos
de 1950 era como a Bolívia. Os trabalhadores coreanos eram menos produtivos do
que os brasileiros. Em 1960, a produtividade coreana equivalia a 14% da
americana. A brasileira correspondia a 20%. Atualmente, os coreanos estão a 60%
do nível americano. E nós, após as oscilações, voltamos aos mesmos 20%. É claro
que, hoje, os trabalhadores brasileiros produzem mais do que no passado, mas a
questão é que os americanos também evoluíram e nós fizemos só o suficiente para
manter a diferença relativa. Já a Coréia reduziu a distância para o líder, e
hoje sua produtividade por trabalhador é o triplo da brasileira”.
Exame – Qual foi a fórmula
coreana¿ “A Coréia fez um trabalho muito bom em educação e em distribuição de
renda. Já em 1970 os coreanos tinham uma educação de mais qualidade do que os
brasileiros. Eles começaram a investir em educação muito cedo”.
No geral, desde o Japão, passando
pelos chamados tigres asiáticos e, atualmente, a China, que está em primeiro, a
educação é o carro chefe do progresso, o que naqueles países tem sido feito por
uma geração (20 anos). É preciso ter pressa no aspecto em referência.
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