19/11/2013 - INFRAESTRUTURA ESCOLAR
O Censo Escolar do Ministério da
Educação, realizado com a colaboração das administrações estaduais e
municipais, é o principal instrumento utilizado para a obtenção de um panorama
nacional da área em referência, assim como para a formulação de políticas
públicas. Porém, ele não capta a falta de equipamentos e o estado geral das
instalações e das edificações, o que aqui se está chamando de infraestrutura
escolar.
Pesquisa realizada em 2012, pela
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Brasília
(UnB), citada pela revista Isto é, datada de 20-11-2013, revelou que quase a
metade das instituições pesquisadas tem apenas o mínimo para estar em operação,
ou seja, revelou-se que também não sejam apropriadas, em uma escala de zero a
dez, tal como não são aprovados, em geral, o ensino fundamental, médio e
superior deste País, cujas médias são inferiores a cinco. Dessa forma, as
citadas universidades criaram quatro categorias em uma escala desenvolvida para
avaliar a infraestrutura das instituições de ensino. 1) Elementar.
Características – fazem parte desse nível as organizações que possuem aspectos
de estrutura mínimos para funcionarem, mediante água, sanitários, energia, rede
esgotos e cozinha: 44,5% das pesquisadas. 2. Básica. Características – compõem
parte desse nível escolas que, além dos itens elementares acima, possuem
infraestrutura básica, típica das unidades escolares. Elas possuem sala da
diretoria, equipamentos como tevê, computadores, impressoras: 40% delas. 3.
Adequada. Características – integram parte desse nível colégios com
infraestrutura mais completa, o que permite um ambiente propício para a
aprendizagem. Eles possuem salas de professores, biblioteca, laboratórios de
informática, quadras esportivas e parques infantis: 14,9% das pesquisadas. 4.
Avançada. Características – o grupo é composto de instituições que possuem uma
estrutura física próxima da ideal. Detêm laboratórios de ciências, de
informática e dependências adequadas para atender estudantes com necessidades
especiais. Ao nível nacional, a região de melhor dotação é a Sul, seguindo-lhe
em ordem a Centro Oeste, a Nordeste e a Norte.
Em resumo, pela pesquisa, quase
metade das instituições de ensino tem apenas o mínimo para estar em operação.
Vale dizer, água, banheiros, energia, esgotos e cozinha.
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