19/11/2013 - INFRAESTRUTURA ESCOLAR


 
O Censo Escolar do Ministério da Educação, realizado com a colaboração das administrações estaduais e municipais, é o principal instrumento utilizado para a obtenção de um panorama nacional da área em referência, assim como para a formulação de políticas públicas. Porém, ele não capta a falta de equipamentos e o estado geral das instalações e das edificações, o que aqui se está chamando de infraestrutura escolar.
Pesquisa realizada em 2012, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Brasília (UnB), citada pela revista Isto é, datada de 20-11-2013, revelou que quase a metade das instituições pesquisadas tem apenas o mínimo para estar em operação, ou seja, revelou-se que também não sejam apropriadas, em uma escala de zero a dez, tal como não são aprovados, em geral, o ensino fundamental, médio e superior deste País, cujas médias são inferiores a cinco. Dessa forma, as citadas universidades criaram quatro categorias em uma escala desenvolvida para avaliar a infraestrutura das instituições de ensino. 1) Elementar. Características – fazem parte desse nível as organizações que possuem aspectos de estrutura mínimos para funcionarem, mediante água, sanitários, energia, rede esgotos e cozinha: 44,5% das pesquisadas. 2. Básica. Características – compõem parte desse nível escolas que, além dos itens elementares acima, possuem infraestrutura básica, típica das unidades escolares. Elas possuem sala da diretoria, equipamentos como tevê, computadores, impressoras: 40% delas. 3. Adequada. Características – integram parte desse nível colégios com infraestrutura mais completa, o que permite um ambiente propício para a aprendizagem. Eles possuem salas de professores, biblioteca, laboratórios de informática, quadras esportivas e parques infantis: 14,9% das pesquisadas. 4. Avançada. Características – o grupo é composto de instituições que possuem uma estrutura física próxima da ideal. Detêm laboratórios de ciências, de informática e dependências adequadas para atender estudantes com necessidades especiais. Ao nível nacional, a região de melhor dotação é a Sul, seguindo-lhe em ordem a Centro Oeste, a Nordeste e a Norte.
Em resumo, pela pesquisa, quase metade das instituições de ensino tem apenas o mínimo para estar em operação. Vale dizer, água, banheiros, energia, esgotos e cozinha.

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