TERMÔMETRO BROADCAST DA BOLSA

19-12-2020


O jornal Estado de São Paulo divulga o Termômetro Broadcast Bolsa que procura captar os pressentimentos dos operadores, analistas e gestores financeiros como poderia se comportar a bolsa de valores brasileira. É um refinamento do capitalismo, que, se você tosse, parece que ocorre um sintoma de doença; se você diz estar bem, interpreta-se que pode ser. Mas, visto que ninguém tem bola de cristal, pode até ser. Ademais, eles fazem pesquisa de opinião. Assim, na sua última pesquisa semanal, 54% disseram que obteriam ganhos, refletidos na elevação do Ibovespa semanal. Já 23% de queda e 23% de estabilidade. O índice em referência está perto do seu ápice de janeiro e próximo de tangenciar os 120 mil pontos. O Bank of America previu 130 mil pontos do Ibovespa em 2021. Há quem preveja mais e muito mais. Não se conhece quem preveja menos, muito menos, neste mercado.

A economia brasileira está crescendo, sem descontinuidade, no setor agropecuário. Aí não há dúvida. Quanto ao setor industrial e ao setor de comércio e de serviços as expectativas são de crescimento, após a vacinação contra o covid-19.

Teoricamente, a inflação está se elevando e isso é inflação de demanda. Porém, com o fim do auxílio emergencial agora em dezembro, que atendeu mais de 65 milhões de brasileiros, sem dúvida, haverá redução da demanda agregada, principalmente no que concerne ao consumo das famílias.

Quiçá, os investimentos das empresas cresçam. Os investimentos públicos são uma incógnita.

Assim é a economia brasileira. Nem Guedes, nem Jair, este, muito menos, podem avaliar. Ninguém é Lula, que caiu no seu colo a vertiginosa onda das commodities e ele cumpriu os contratos, mesmo com corrupção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE