MEDIANA DA INFLAÇÃO SOBE MAIS

20-12-2020


A mediana é a medida de tendência central, que divide ao meio a curva da distribuição normal, também chamada de curva de Gaus. Ela tem a forma de sino e serve ainda para calcular as probabilidades de um evento ocorrer. Nas suas extremidades estão os erros. Geralmente de 2,5% ou 3,00%, para mais e para menos.

A Fundação Getúlio Vargas calcula o Indicador de Perspectiva de Inflação para os Consumidores. O seu novo cálculo é de que a inflação fechará este ano em 5,2%, perante um resultado de 4,8% em novembro. O indicador em referência é obtido em sondagem aos consumidores. Cerca de 75% dos entrevistados respondem aos quesitos relativos à onda inflacionária. Houve elevação estimada para  inflação entre todas as faixas de renda.

Conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção Crédito notaram, como sempre ocorre mais de 9,3 milhões de pessoas foram às compras nas últimas horas para o Natal. No ano passado foram 10 milhões.

Por seu turno, os saques do auxílio emergencial irão até o dia 27 de janeiro.

A inflação já ultrapassou o centro da meta de 4% e se insinua em direção ao teto de 5,5%. Poderá ser que o Banco Central eleve a SELIC antes de isso acontecer e, se ultrapassar, terá de explicar-se perante o Congresso Nacional.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS