PESQUISA MENSAL DOS SETORES PRODUTIVOS

13-12-2020


O IBGE promove mensalmente pesquisa sobre os setores produtivos. Os dados de outubro mostram que o varejo, a indústria e o setor de serviços tiveram resultados positivos. A pesquisa mensal divulgada anteontem foi especificamente sobre o setor terciário. Em outubro se elevou 1,7%. Nos cinco meses de avanços, o setor acumulou um ganho de 15,8%. Porém, precisa crescer 6,5% para voltar ao nível de fevereiro, anterior à pandemia do covid-19, decretada pela OMS em 16 de março.

O setor de serviços permanece crescendo, porém, a taxas mais baixas, devido o atual estágio de uma segunda onda da citada pandemia.

Em audiência virtual do Congresso, no dia 11 deste mês, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o fim do auxílio emergencial fará os preços baixarem e que o governo tem instrumentos para atenuar o fim do auxílio emergencial em 2021.

Guedes assim se referiu: “Nós achamos que esse aumento da inflação vai se dissipar... Porque a própria suavização do auxílio emergencial, na medida em que ela desce e recai no Programa Bolsa Família. Essa explosão de preços de construção civil, de alimentos, se acalma um pouco”.

O que ele não disse é que a economia deverá crescer a um ritmo menor do esperado pelo mercado financeiro. Ou seja, 3,5%, visto que a pandemia está ainda forte está havendo contenção do consumo das famílias, o qual corresponde a 60% do PIB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE