20/10/2019 - JUROS BÁSICOS BAIXOS VIERAM PARA FICAR




A crença do mercado financeiro é de que os juros básicos da economia vieram para ficar, em uma economia acostumada com juros nominais altos e ganhos reais também altos. Agora, fala-se em pequeno ganho real e até nele chegar a zero. Os bancos já estão desde o início deste ano, oferecendo aos aplicadores financeiros um fortfólio de aplicações financeiras, como a venda de ações, fundo de ações, fundos de multimercado e fundos com juros prefixados. Tal movimentação é característica de países desenvolvidos, visto que lá existem juros baixos e, em alguns deles, até juros negativos, quando então os investidores acorrem, na sua maior parte, às bolsas de valores e a fundos multimercados.

Parece que os mercados estão se antecipando a um provável ciclo de crescimento sustentável e de amadurecimento do aparelho produtivo nacional. Para tanto, acreditam analistas financeiros que são necessárias reformas estruturais, as quais tem sido encaminhadas de forma bem lenta.

Ademais, como se refere o economista Vinicius Torres Freire, na Folha de São Paulo, de hoje: “Até a eleição de 2020, um bom dinheiro extra vai irrigar a economia. Deve ser mais de 1% d PIB, uns R$70 bilhões ou mais que vão cair nas mãos de estados, municípios e famílias”.

O jornal Folha de São Paulo procura todo dia trazer críticas ao governo, contribuindo para a queda de popularidade do presidente Jair Bolsonaro, que ameaçou fechar aquele jornal. No entanto, a economia está dando sinais de recuperação, haja vista que, pelo menos, o nível de desemprego está diminuindo, já conseguindo empregar mais de 760 mil cidadãos, em trabalho formal, neste ano. Claro, tem sido pouco, cerca de 5% dos desempregados com carteira assinada. Mas, os sinais da economia estão indicando que ela melhorará, inclusive, já se observa isto, na indústria da construção civil e no varejo. Porém, ainda são pequenos os movimentos verificados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE