06/10/2019 - 41º ELEMENTO DA TABELA PERIÓDICA



O 41º elemento da tabela periódica é o ferronióbio, ou, simplesmente, nióbio, nome dado ao metal em homenagem à neta de Zeus, Niobe. Artigo de Anna Virginia Balloussier, na Folha e São Paulo de hoje, é bastante esclarecedor e merece o tratamento do economista desta página. O metal vem sendo engrandecido por ser mais leve e mais forte do que de outras ligas de metais. O candidato nacionalista à presidente, no final do século passado, Éneas, ficou famoso em exaltá-lo. O atual presidente da República, Jair Bolsonaro, também vem se referindo a ele como reserva estratégia brasileira, fruto de cobiça do capital estrangeiro. A autora se refere ao fato de que 80% da produção do minério brasileiro se encontra em Araxá, Minas Gerais, mina comprada pelo então embaixador Walter Moreira Sales, nos idos de 1960. Walter Sales contribuiu para a formação do império do grupo Moreira Sales, fundador do Unibanco e hoje sócio do Banco Itaú, como conglomerado. Dando uma ideia do faturamento da mina, Virginia apresenta a cifra de R$7,4 bilhões no ano passado, enquanto o conglomerado com o Itaú faturou R$63,6 bilhões somente com empréstimos. Revela que a produção foi de 110 mil toneladas e possui reservas para dois séculos vindouros. O valor obtido pela sua mineração é expressivo.

O presidente Bolsonaro vem defendendo que há grande reserva em Roraima, além de outros metais nobres, principalmente em terras indígenas da região Norte, na reserva Raposa Serra do Sol e ares dos Ianomâmis. A autora se refere ao fato de que não há maior demanda, haja vista que existem cerca de 85 minas no mundo mapeadas e pouco exploradas. Ademais, os custos de produção são bastante elevados, segundo ela.

O nióbio é polêmico e vem em conjunto com uma carga enorme que é a exploração mineral. A área mineral é estratégica no mundo e vem sendo explorada por grandes conglomerados, que não gostam de publicidade. O fato é que os grandes temas mundiais estão naquela área. Veja-se o caso do urânio e tudo que lhe cerca na temática que é a corrida nuclear.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE