11/10/2019 - VAREJO REAGE




As vendas dos supermercados impediram que o indicador ficasse negativo em agosto, conforme divulgou o IBGE, o incremento foi de 0,1% no mês, em relação a julho, sendo a terceira alta seguida do varejo e no acumulado do ano está em 1,2%. Em doze meses está em 1,4%. Este número mostra é possível que o ano não seja tão ruim, como muitos esperam, abaixo de 1%, conforme enquete semanal do Banco Central.

Na abertura do Fórum de Investimentos 2019, em São Paulo, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o gasto público, que tem crescido mais do que o crescimento do PIB, reduziu muito o investimento público. Hoje por volta de 1,5% do PIB. Mas, isso irá mudar, visto que o orçamento do ano que vem não elevará salários dos servidores com ganho real, conforme tem acontecido nas duas últimas décadas.

O citado ministro disse ainda que, enquanto o mundo está desacelerando, o Brasil está esperando para crescer forte nas próximas décadas. Para tal, está fazendo reformas estruturais, tal como a da Previdência, o pacto federativo, a tributária, a administrativa e a do ambiente dos negócios. Aproveitou a oportunidade para estimular investidores. Declarou então: “Estamos com crescimento subindo, a inflação descendo e retomando provavelmente agora um longo ciclo de crescimento... O Brasil está saindo de uma clínica de reabilitação. Segundo ele, trata-se de um crescimento sustentável e não um “voo de galinha”. Ele afirmou ainda que o governo já atingiu a meta deste ano de privatizações, alcançando R$20 bilhões.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE