06/04/2019 - 18º FÓRUM EMPRESARIAL LIDE




O Fórum Empresarial Lide se reuniu ontem, em Campos do Jordão, em São Paulo, pela 18ª vez. O Lide é o Grupo de Líderes Empresariais, organização fundada por João Dória, atual governador do Estado de São Paulo, eleito com quase 11 milhões de votos. O Lide faz parte do grupo Dória com mais a Dória Administração de Bens, Dória Internacional, Doria Editora, Dória Eventos, Dória Marketing & Imagens. O Lide tem um canal de TV exclusivo pela internet, revista Lide e site.  Possui 18 unidades nacionais e 14 escritórios internacionais. É considerado o mais importante grupo de grandes empresários. Na reunião de ontem congregou cerca de 750 capitalistas. Estiveram dentre outras autoridades e políticos, como os governadores de São Paulo e do Paraná, o Ministro da Economia, o Ministro da Educação e o Ministro do Meio Ambiente, o presidente da Câmara de Deputados e o presidente do Senado.

Ontem foi a terceira grande apresentação de Paulo Guedes, nos três primeiros meses de governo. No Senado, na Câmara e no Lide. Muito aplaudido. Parece que pouco a pouco Bolsonaro o está soltando. Sobre o Sistema S, disse: “Nada contra a educação do Sistema S é um espetáculo técnico. Mas, se você recolhe 100 e gasta 20 com educação, com 80% financiando campanha política, tentando aprovar legislação favorável, comprando prédio no Rio de Janeiro para diretor do Sistema S, para ter R$20 bilhões de caixa, salários altos”. Já estão programadas mudanças no referido Sistema. Sobre o trabalho: “Encargo trabalhista é desumano, são armas de destruição em massa do emprego. Primeiro, o sistema destruiu empregos porque o recolhimento é feito sobre a folha de pagamento. E agora vai treinar o filho de quem desempregou? Uma função social interessante, mas questionável”. Muito aplaudido, porque se referia aos 102% de encargos sociais sobre o salário pago, conforme cálculo de José Pastore.

Segundo Paulo Guedes: “Agora é a vez da liberal-democracia. Temos de reformar nossas políticas econômicas. Vamos garantir investimentos em capital físico, em educação e saúde. Como falamos em campanha é mais Brasil e menos Brasília. E depois de décadas de social-democracia, o Brasil será governado pela aliança de centro-direita, que, juntos, são 75% do eleitorado. A União não precisa se expandir mais, porque ela já é muito grande. Precisamos é redefinir o papel de cada ente da Federação para fortalecê-la”.

No artigo anterior foi citado que ainda neste mês serão editados quatro pacotes, visando a melhoria do ambiente geral dos negócios. Entre idas e vindas está reforma da Previdência, que está congregando mais adeptos. Porém, ontem mesmo Bolsonaro falou que poderia rever o sistema de capitalização, que Guedes defendeu no referido Fórum. Ao, o sistema de repartição está sendo revisto no mundo e substituído pelo de capitalização. Espera-se que seja só mais um ponto fora da curva na fala do Jair.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE