17/02/2019 - PRÉVIA DO PIB




Considerado como prévia do PIB, o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) indica prévia do PIB com alta de 1,15% em 2018. O IBGE somente divulgará o índice oficial no final de fevereiro, esperado pelo mercado de 1,3%. O número do BC é muito insignificante, visto que, no início de 2018, falava-se em 3% de incremento da economia brasileira, em 2018. O IBC-Br de 2017 fora de 0,93%, enquanto o indicador divulgado pelo IBGE fora de 1%. Para os economistas do mercado financeiro, o resultado demonstrou uma lenta a recuperação da economia. Como até agora o governo praticamente não adotou nenhuma mudança estrutural, o PIB continua muito devagar neste início de ano. Em 2018, quando a expectativa inicial era de aceleração econômica, já que a inflação tinha ficado abaixo de 4% naquele exercício, no final de maio veio uma ducha fria de uma greve de caminhoneiros, que durou 11 dias e praticamente paralisou o País. Além disso, o presidente Michel Temer estava ferido, por denúncias do grupo JBS, de corrupção, desde abril de 2017, o que tornou sua gestão apática, inviabilizando a reforma da Previdência e por não provocar estímulos aos agentes produtivos.  Em consequência houve grande expectativa de quem seria eleito presidente da República, levando a que consumidores e investidores arquivassem seus projetos de crescimento.

Um dos maiores grupos econômicos do País, que tem uma equipe de estudiosos todo o tempo, o Itaú-Unibanco, sendo uma das ações mais cotadas do mercado acionário, pelo seu excelente desempenho, rebaixou a previsão do PIB de 2018, para 1,1%, além de fazer o mesmo para 2019, rebaixando a expectativa de 2,5% para 2%.

Objetivando responder com efeitos mais rápidos, o governo central espera realizar 23 leilões de concessões, relativos a portos e aeroportos, dentro dos 100 dias de gestão. Na Secretaria de Portos, a previsão é de arrendar dez áreas portuárias, além de três terminais do porto de Cabedelo, na Paraíba. Para aeroportos serão 10 a serem ofertados. Eles fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE