12/02/2019 - DADOS PESSOAIS DEVERIAM SER PAGOS




A consultoria internacional Ipsos fez pesquisa em 26 países, em parceria com o Fórum Econômico Mundial, auscultando 18.813 pessoas, destas 54% declararam que as empresas ao usar seus dados pessoais deveriam remunerá-los ou receber alguma recompensa. Para a Ipsos os cidadãos consultados revelaram que não é justo as empresas pegarem seus dados pessoais, tirando proveito das informações sobre as pessoas. O fato de beneficiar-se de informes pela internet ou redes sociais são insuficientes para os indivíduos. Apenas um em cada três adultos tem uma boa ideia da quantidade de informações que as firmas têm sobre eles. Para 32% se revelou que eles sabem o que fazem com seus dados.

A confiança de cada indivíduo em relação ao tratamento dos dados feito pelo governo de seu país é baixa, para 39%. Menor ainda, quando se trata de governo estrangeiro (20%). Já 62% disseram recusar o fornecimento de dados pessoais. No Brasil 60% dos pesquisados aspiram por recompensa. Par 47% a coleta é válida se ajudar os consumidores a ganhar tempo e poupar dinheiro. 31% dos brasileiros disseram não se importar com a coleta. O fato é que muitas empresas tomam os dados pessoais e vendem para outras empresas, que fazem a abordagem dos consumidores.

A rede facebook é bem conhecida no uso de dados pessoais. Tem sido objeto de investigação em países europeus e já foi multada.


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