12/02/2019 - DADOS PESSOAIS DEVERIAM SER PAGOS
A consultoria internacional Ipsos fez pesquisa em 26 países, em
parceria com o Fórum Econômico Mundial, auscultando 18.813 pessoas, destas 54%
declararam que as empresas ao usar seus dados pessoais deveriam remunerá-los ou
receber alguma recompensa. Para a Ipsos os cidadãos consultados revelaram que
não é justo as empresas pegarem seus dados pessoais, tirando proveito das
informações sobre as pessoas. O fato de beneficiar-se de informes pela internet
ou redes sociais são insuficientes para os indivíduos. Apenas um em cada três
adultos tem uma boa ideia da quantidade de informações que as firmas têm sobre
eles. Para 32% se revelou que eles sabem o que fazem com seus dados.
A confiança de cada indivíduo em relação ao tratamento dos
dados feito pelo governo de seu país é baixa, para 39%. Menor ainda, quando se
trata de governo estrangeiro (20%). Já 62% disseram recusar o fornecimento de
dados pessoais. No Brasil 60% dos pesquisados aspiram por recompensa. Par 47% a
coleta é válida se ajudar os consumidores a ganhar tempo e poupar dinheiro. 31%
dos brasileiros disseram não se importar com a coleta. O fato é que muitas
empresas tomam os dados pessoais e vendem para outras empresas, que fazem a
abordagem dos consumidores.
A rede facebook é bem conhecida no uso de dados pessoais. Tem
sido objeto de investigação em países europeus e já foi multada.
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