04/03/2012 - UNICEF


O Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude é chamado de UNICEF. Porta voz da entidade, Francisca Maria de Andrade, pediatra e especialista da UNICEF informa que apesar de conquistas importantes, faltam investimentos estruturais, em entrevista ao jornal A Tarde, desta data. O que ela quer dizer como estruturais? A reportagem não é clara no aspecto. Na economia existe a infra-estrutura, a superestrutura e a estrutura. A infra-estrutura é educação, saúde, saneamento básico, estradas, portos, aeroportos, dentre outros. A superestrutura é o conjunto de instituições, tais como os poderes estabelecidos, a constituição, conjunto de leis, normas, procedimentos. A estrutura são os fatores de produção, tais como a natureza, o trabalho, o capital, a tecnologia, a capacidade empresarial. Francisca Maria de Andrade, a referida pediatra, disse que: “na África falta sabão para lavar as mãos. A preocupação maior agora no Brasil é saneamento básico”. Saneamento básico é infra-estrutura.

Nos últimos vinte anos o Brasil reduziu muito a morte de crianças até 5 anos. A queda alcançou 61%. As maiores causas ainda são a desidratação, a diarréia e neonatais, problemas estes relacionados na gestação e no parto. Os agentes de saúde ensinaram as famílias a fazerem soro caseiro e melhorarem a higiene pessoal. As crianças no período desenvolveram mais a estatura e passaram a freqüentar mais a escola.

Para a UNICEF a água encanada, bueiros desentupidos, cozinhas limpas, o recolhimento do lixo, a energia elétrica são necessidades vitais. Dados de 2008 revelaram que 315 escolas do ensino fundamental no semi-árido brasileiro não ofereciam água para beber, preparar a merenda ou lavar as mãos. Os serviços de saneamento devem ser prestados de acordo com os princípios da universalização do acesso e da articulação das políticas voltadas ao desenvolvimento urbano, tais como habitação, combate à pobreza, proteção ambiental e promoção da saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS