QUEBRA DE BANCOS REGIONAIS NOS ESTADOS UNIDOS

 

Após a quebra de três bancos regionais nos Estados Unidos da América houve a primeira corrida bancária inédita. Pela primeira vez, por iphone, naquele país. O governo americano interviu para evitar uma quebradeira sistêmica e evitar a crise financeira mundial de 2008, visto que a economia mundial está totalmente interligada via bancos, de forma mais rápida possível.  

No Brasil, o Banco Central (BC), que vem sendo criticado pela elevada taxa básica de juros praticada, a SELIC, até porque o Ministro da Fazenda também pressiona como faz o Presidente da República, vendo que há espaço para a queda da taxa SELIC, já que as taxas de juros nominais estão em 13,75% e as taxas reais praticadas acima de 6,00% ao ano. Os especialistas, vendo a ameaça aos bancos pequenos aqui, visto que há migração dos pequenos para os grandes bancos, principalmente de depósitos nas startups, avaliam se será mantida a             SELIC ou se poderá ser baixada. Isso será debatido na reunião do BC da próxima semana.

A quebra dos bancos Silicon Valley, Signature e Silvergate era previsível, visto que houve um afrouxamento no final da década passada na fiscalização deles e pela elevação da taxa básica de juros da economia americana.

Com a retirada de depósitos dos pequenos bancos, mesmo que o Federal Reserve garanta depósitos, deixa aberta uma crise de liquidez na maior economia do mundo e o receio é de que os grandes bancos nacionais de lá ingressem também na referida ciranda.

O fato é que, toda a vez que há aumento da incerteza internacional, os capitais externos tendem a deixar os países emergentes, reduzindo a escassez de divisas. Se por um lado há economistas que defendem queda na taxa de juros, visando estimular a economia, por outro lado, há aqueles que defendem a elevação dos juros para reter o máximo de divisas aplicadas na economia doméstica.

A terceira corrente é aquela que defende permanecer a taxa básica de juros como está, visto que o principal objetivo do BC é de controlar, para reduzir a inflação.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE