CLIMA ECONÔMICO SE DETERIORA MAIS UMA VEZ

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o indicador de Clima Econômico, que recuou 11 pontos, indo para 73,5 pontos. No primeiro trimestre de 2023. O indicador se compõe de o Índice de Situação Atual, que teve queda de 21,7 pontos, indo para 70,6 pontos, mais o índice de Expectativas, que caiu 0,4 pontos, alcançando 76,5 pontos.

Dessa maneira, o País está no grupo de países acompanhados pela FGV, registrando queda n os três indicadores em referência.

Está bem claro que o diagnóstico da FGV é de que o novo governo assumiu com péssima interpretação da realidade. Na verdade, a elevada inflação, a elevada taxa de juros para combatê-la, a falta de uma agenda econômica clara têm contribuído para a má imagem da atualidade. Já, nas expectativas, o FVG vê uma estabilidade atual. A leitura não parede correta, visto que o indicador da situação das expectativas também recuou.

Os indicadores em referência são calculados também para a América Latina. Colômbia, Uruguai e Bolívia também recuaram muito em suas interpretações. O Paraguai e o Peru estão puxando a melhoria Por seu turno, México, Equador, Argentina e Chile também tiveram melhora nos indicadores de clima econômico.

No caso brasileiro, o cenário presente não está sendo bom e o cenário futuro é de grande interrogação.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS