INDÚSTRIA EM 15º LUGAR

 16-10-2022

A Confederação Nacional da Indústria (CNI, baseando-se em dados da Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, classificou a indústria brasileira em 15º lugar no mundo, no ano passado.

Nos seis anos anteriores, a indústria nacional foi ultrapassada pelo México, Indonésia, Taiwan, Rússia e Turquia, entre os maiores produtores do mundo. O setor industrial brasileiro até o início da década passada respondia por 2% da respectiva produção mundial, viu a sua participação recuar em 2021, para 1,28%.

Em primeiro lugar no globo estava a China com 30,45%, em 2021. Os Estados Unidos se encontravam com 16,76%.

Conforme estimativa da CNI, a participação de produtos brasileiros na pauta mundial de exportações subiu de 0,77% para 0,81%, no ano passado.  

A gerente de comércio e integração internacional da CNI, Constanza Negri, declarou na imprensa que: “Precisamos de uma estratégia nacional de comércio exterior, que enderece os velhos desafios de competitividade como a burocracia e os resíduos tributários nas exportações e, ao mesmo tempo, amplie e aprimore nossa redes de acordos comerciais para evitar dupla tributação com parceiros estratégicos”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE