ASSUNTOS DA PAUTA DA PRÓXIMA SEMANA

 08-10-2022

A semana entrante terá o IBGE apresentando a inflação oficial de setembro, através do IPCA, cujos analistas de mercado acreditam que será o terceiro mês de deflação. A semana será curta, visto que terá um feriado na quarta feira, além do Banco Central americano apresentar a ata da última reunião do Federal Reserve, que elevou a taxa básica de juros em 0,75%, quando sinalizará se continuará ou não elevando a referida taxa. Se elevar, para combater a inflação, a medida é de desacelerar a economia dos Estados Unidos e, a economia mundial, por sua vez.

Em julho, a deflação pelo IPCA foi de 0,68%; em agosto, de 0,36% e os citados analistas de mercado acreditam que se terá deflação de 0,33%. Em 12 meses seguidos o IPCA poderá ter forte queda, cuja estimativa é de 8,73%, para 7,14%. Nos três meses, a redução dos preços dos combustíveis e da energia elétrica, bem como no último mês de setembro, da retração dos preços dos alimentos, foram os fatores que contribuirão para a queda do indicador inflacionário.

Um indicador menor reforça as novas apostas dos economistas, consultados semanalmente pelo Banco Central (BC), de que este poderá reduzir a taxa SELIC no primeiro trimestre de 2023, contra o que já afirmou o presidente do BC, de que poderá fazer redução da SELIC, durante a reunião de junho do Comitê de Política Monetária.

O alívio monetário poderá contribuir para reforçar os investimentos produtivos, saindo dinheiro dos ativos financeiros.

Os dois candidatos, que irão ao segundo turno da eleição presidencial, no dia 30, pretendem anunciar, antes dela, os nomes prováveis da futura equipe econômica.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE