PROJEÇÕES PARA O PIB

19-05-2022

Enquanto o mercado financeiro brasileiro, consultados semanalmente pelo Banco Central projetou a expansão da economia brasileira por volta de 0,5% neste ano, o Bank of America, um dos maiores bancos do mundo, baseado em Nova York, primeiro centro financeiro mundial, divulgou ontem estimativa de uma elevação de mais 1% no PIB brasileiro de 2022, indo para 1,5%. Isto porque a economia brasileira tem recebido impulsos mais favoráveis, em termos da balança comercial e de estímulos fiscais. Entretanto, para 2023, a estimativa do referido banco é para um aumento de 0,9% do PIB. Hoje, por certa coincidência, o Ministério da Economia divulgou sua perspectiva trimestral de um PIB também de 1,5% para este ano.

No País a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mede o monitor do PIB, prévia do que se forma, perante o PIB trimestral, calculado pelo IBGE, refere-se a uma alta de 1,8% do PIB em março, em relação a fevereiro, Na comparação com março de2021, a atividade econômica se expandiu 4,2% em março deste ano.

Já no primeiro trimestre de 2022, o PIB cresceu 1,5%, perante o quarto trimestre de 2021, segundo a FGV. Em relação ao primeiro trimestre de 2021, ocorreu uma expansão de 2,4% no primeiro trimestre de 2022.

O monitor o PIB se utiliza da mesma fonte de dados e metodologia usados pelo IBGE. Ele é menos defasado do que o resultado calculado por aquele Instituto. O número da FGV veio em torno de 15 dias antes daquele que será divulgado pelo IBGE.

Os analistas de mercado provavelmente irão melhorar as previsões para o PIB deste ano, que não será tão desgraçado como costumeiramente tem sido feitas.

Em resumo, o que continua assustando bastante é a estimativa de mercado para a inflação, ainda com tendência de alta, bem como a elevação da taxa básica de juros que se seguirá, justamente no intuito de combatê-la.

Enquanto isto, a guerra entre Rússia e Ucrânia não tem data para acabar e continuam as pressões sobre os preços das matérias primas, turbinando a inflação mundial.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE