POLUIÇÃO DO AR ATINGE 99% DA HUMANIDADE

26-05-2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no mês passado estudo que alerta a população mundial, acerca da poluição atmosférica, que está 99% sendo afetada. A pesquisa foi realizada em mais de 6 mil cidades de 117 países. Entre outras partículas que tornam o ar insalubre foram observadas altas taxas de dióxido de nitrogênio. A exposição tem sido maior para os países de baixa e de média renda.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, tem reiterado que é fundamental acelerar a transição de energia poluente, para sistemas de energia limpa. Para isto, ele observa que o momento é propicio, visto os altos preços dos combustíveis fósseis, a segurança energética e a urgência em enfrentar os  problemas da poluição do ar para a saúde.

A problemática da poluição atmosférica existe e os países do mundo têm consciência disso.  No entanto, o cenário vem sendo agravado por décadas. Das referidas cidades monitoradas pela OMS, por volta de duas mil delas registraram piora de seis vezes na poluição do ar, de 2011 para os dias atuais.

Os principais efeitos relatados pela OMS vão desde as doenças respiratórias a impactos cardíacos, cerebrais e vasculares.

A Organização das Nações Unidas, com base em exames dos trabalhos da OMS, defende, de forma veemente, que é preciso reduzir o uso de combustíveis fósseis e tomar outras medidas de filtragem, para baixar os níveis de poluição do ar.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE