POUPANÇA ENCOLHENDO
21-05-2022
Os depósitos na caderneta de poupança estão encolhendo há 20 meses seguidos, bem como tem sido ampliadas as retiradas, isto porque a remuneração da referida poupança é de 0,5% ao mês, enquanto os fundos de investimentos, que tem liquidez diária, remuneram próximo de 1,0% ao mês. Portanto, o dobro. É bem verdade que a caderneta citada não incide imposto de renda. Os fundos de mais longo prazo pagam 15% de imposto de renda (as taxas são maiores para o curto prazo) e os fundos de previdência acima de 12 anos de carência pagam 10% de imposto de renda.
Por seu turno, a caderneta de poupança vem tendo perdas em relação à inflação. Vale dizer que, a mais popular forma de poupar vem perdendo da inflação há quase dois anos.
Em abril, o rendimento da caderneta de poupança foi de 0,56%, em termos nominais, enquanto a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o indicador oficial da inflação, foi de 1,06%. No referido mês, a caderneta de poupança teve um resultado negativo de - 0,90%.
Em 12 meses seguidos até abril, a citada poupança teve um rendimento real negativo (descontado da inflação) de 6,58%. O prejuízo foi ainda maior do que no acumulado de 12 meses até março, que foi de – 6,20%.
Em resumo, os capitais aplicados em caderneta de poupança estão encolhendo, ao invés de crescer, por motivo de rendimento abaixo da taxa inflacionária.
Comentários
Postar um comentário