BAHIA MAIOR TAXA DE DESEMPREGO
14-05-2022
No Estado da Bahia, no primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego foi a maior do País: 17,6%. Ficou praticamente estável em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de 17,3%. Também foi a menor para o primeiro trimestre em seis anos, desde 2016, quando fora de 15,7%. A Bahia segue com o maior número absoluto de desalentados do País, lugar que detém ao longo de toda a série da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, desde 2012.
O indicador da Bahia ficou bem acima da média nacional de 11,1%, tendo quatro vezes mais do que o Estado de Santa Catarina, que tem a menor taxa de desocupação do Brasil, de 4,5%. Os dados foram divulgados pelo IBGE ontem.
A taxa de desemprego mede a proporção de pessoas de 14 ou mais de idade, que estavam desocupadas. Isto é, não trabalharam e não procuraram emprego. Ela é uma relação entre os desocupados e aqueles que estavam trabalhando.
No mercado de trabalho 5,864 milhões de pessoas na Bahia se encontravam no primeiro trimestre deste ano. 669 mil pessoas ingressaram na força de trabalho baiana, enquanto 192 mil foram desligadas do emprego formal.
Comentários
Postar um comentário