CAMPEÕES DE INSATISFAÇÃO
Em números absolutos, as instituições financeiras são aquelas que são campeãs de insatisfação no Brasil, em um ano, conforme o site Poder 360. Foram 137.666 reclamações no órgão de defesa do consumidor, chamado pela sigla PROCON. A variação em um ano foi de 16,4%. O indicador de solução da pendência é de 78,0%.
Em termos relativos, coube ao transporte aéreo ser o campeão de insatisfação, também no mesmo período em referência. Embora com 54.937 reclamações no citado órgão, o crescimento em um ano foi de 83,2%. O indicador de solução da pendência foi de 72,1%.
Em segundo lugar, em termos absolutos, têm-se as operadoras de telecomunicações com 91.363 reclamações. Porém, houve decremento de 11,2% nas referidas pendências. Mas, o número do indicador de solução foi o maior entre os cinco mais reclamados, de 85,5% do indicador de solução de reclamações.
Em termos absolutos e em termos relativos, têm-se o segmento do comércio eletrônico, mediante 42.285 reclamações. O incremento em um ano alcançou 2,9% e o indicador de solução esteve em 76,2%.
Em quinto lugar, veio o segmento de pagamento eletrônico. Foram 23.048 reclamações em um ano. Incremento de 4,3%. Indicador de solução de 73,7%.
Nos cinco segmentos analisados todos obtiveram um indicador de solução muito alto, o que significa que vale à pena reclamar.
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