ENDIVIDAMENTO BATE RECORDE

07-05-2022

No mesmo dia 7, mês de abril passado, foi visto aqui que a inadimplência do brasileiro, segundo a SERASA Experian, aquela empresa que faz cadastro das pessoas físicas e jurídicas, tomadoras de crédito, além do atendimento para credenciar as pessoas perante a receita federal, em grau de monopólio, visto que ela surgiu como gestora dos cadastros dos clientes bancários e agora se tornou cadastradora para as demais entidades do sistema de crédito. A SERASA não se referiu á recorde, mas que tinha 65 milhões de brasileiros inadimplentes, por volta de 30% da população brasileira, um volume de pessoas muito grande e que tinha voltado a ser muito alto, em tempos recentes, em função da pandemia que levou o País à recessão em 2020, à boa recuperação em 2021 e a volta da estagnação em 2022.

Agora, segundo a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em enfoque bem diferente, isto é, não ao nível pessoal, mas ao nível familiar, vem de informar que a proporção de brasileiros endividados e inadimplentes alcançou novos recordes em abril. A fatia com dívidas a vencer alcançou 77,7% do total das famílias, maior patamar da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, iniciada em janeiro de 2010. Em relação a março, cuja parcela estava em 67,5%, o avanço foi de 10,2 pontos. Ou seja, de expressivos 15%.

Os inadimplentes, segundo a CNC, alcançaram também o número recorde de 28,6% do total das famílias pesquisadas. Na pesquisa da SERASA, aqui referida em 7 de abril, o número era de 30,0%. Ambos percentuais estão bem próximos.

O cartão de crédito e mostrou como a dívida mais comum por ser muito fácil, embora muito cara. Alcançou o referido cartão em abril, as dívidas de 88,8% das famílias, segundo a CNC.

As famílias de renda mais baixa estão com mais contas em atraso, segundo a CNC, cerca de 32,0% delas. No grupo de renda mais elevada 13,5% estavam inadimplentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS