PERDA DE RENDA PELO FECHAMENTO DE ESCOLAS
23-05-2022
O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou estudo no qual afirma que o Brasil, ao longo das próximas décadas, terá para os seus cidadãos, a maior perda de renda entre as economias globalizadas, em razão do fechamento das escolas durante a pandemia do covid-19. Os estudantes tiveram aprendizado incompleto durante a crise sanitária. Se não for remediado, poderá reduzir o rendimento médio da atual geração de estudantes em 9,1% ao longo da sua existência.
O FMI colocou em perspectiva que o Brasil estaria na terceira colocação entre os países do bloco chamado de G20, isto é, o conjunto dos países mais desenvolvidos do mundo. Estaria atrás de apenas Indonésia, onde a perda foi estimada em 9,7% e do México cujo prejuízo poderia ser de 9,9%.
Nos anos de 2020 e 2021, o fechamento parcial ou total das escolas afetaram 1,6 bilhão de alunos em todo o globo. Por seu turno, as perdas de aprendizagem recaíram desproporcionalmente entre as nações, com conseqüências mais graves para aquelas consideradas pessoas vulneráveis.
Os prejuízos se verificaram em testes de desempenho e na redução elevada no número de matrículas escolares.
Comentários
Postar um comentário